Portal da Advocacia e Defensoria Pública

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Este portal está homologado para os seguintes navegadores:

  • Mozilla Firefox
  • Google Chrome
  • Internet Explorer / Edge
  • Safari

Por que não estou conseguindo receber emails enviados pelo Portal do Advogado?

Muita vezes as mensagens são bloqueadas pelos Provedores de Email. Estes possuem mecanismos de proteção contra mensagens SPAM, ou seja, quando um mesmo remetente encaminha várias mensagens/emails para usuários deste provedor (Hotmail, Gmail, Yahoo, etc.). As mensagens podem então ser automaticamente bloqueadas, excluídas ou encaminhadas à caixa de SPAM do usuário.

O que devo fazer para não deixar de receber as mensagens enviadas pelo Portal do Advogado?

Informar nas configurações da sua conta de email, que os emails remetidos pelo Portal do Advogado não se tratam de SPAM. Esta configuração pode ser realizada informando que os emails enviados a partir do domínio "tjse.jus.br" são remetentes confiáveis, realizando a criação de um filtro ou indicando que mensagens vindas do remetente @tjse.jus.br não se tratam de SPAM.

Verifique aqui a configuração realizada em alguns provedores de email (Hotmail, Gmail, Yahoo e IG). Clique aqui

O PDF (Portable Document Format, podendo ser traduzido livremente para o português como "Formato de Documento Portável") é um formato de arquivo universal que preserva as fontes, as imagens e o layout de documentos criados em uma ampla variedade de aplicativos e plataformas. É conhecido por capturar todos os elementos de um documento impresso ou de uma imagem eletrônica, possibilitando a sua visualização, navegação, impressão ou envio.

Os arquivos PDF são compactos e completos, podendo ser compartilhados, visualizados e impressos por qualquer usuário com softwares gratuitos facilmente "baixados" por provedores de downloads.

Em razão de sua aplicabilidade prática, pode ser utilizado para a publicação e distribuição eletrônica de documentos (texto, imagens ou multimídia) com o mesmo layout, formatação e atribuições de fonte que o original, preservando-o da maneira como foi impresso.

Além disso, o PDF permite manter um padrão único de arquivos armazenados no banco de dados e facilita a impressão dos documentos protocolados eletronicamente, conservando suas características originais, ou a sua juntada na pasta digital do processo.

Para a impressão dos documentos - e aqui se entenda impressão como sendo a transformação dos arquivos em formatos variados para o formato PDF - sugere-se a utilização de um dos aplicativos disponibilizados abaixo:

  • PDFCreator: Esta é a ferramenta ideal a ser utilizada pelos usuários que precisem transformar documentos comuns em PDF, de forma a conferir a tais documentos uma maior segurança, através da preservação de sua autoria original. Tal ferramenta pode criar arquivos PDF a partir de qualquer programa Windows de forma rápida e fácil. Uma vez instalado o software, é como se uma "impressora virtual" como o nome de PDFCreator fosse adicionada ao seu sistema. Para transformar os arquivos basta proceder da mesma forma como se fosse imprimir o arquivo em questão, selecionando, entretanto, a "impressora virtual" PDFCreator.
  • doPDF:É um software com o objetivo de criar documentos PDF para os seus principais arquivos, sejam eles textos, apresentações do PowerPoint, trabalhos realizados em aplicativos para escritórios, websites e demais arquivos. Para sua utilização somente é necessário tentar imprimir o documento desejado, selecionando uma impressora virtual que na verdade vai converter tal arquivo para o formato portátil PDF.
  • BrOffice: Em relação ao programa Writer do BrOffice.org, podemos resumir que ele abre, aceita e edita arquivos padrões de outros programas, salvando, caso prefira, os arquivos no formato original de outros editores de texto. O surpreendente nesse produto livre e gratuito é que ele possui características que você considerava improvável encontrar num editor de textos, a exemplo da exportação de arquivos em formatos PDF, permitindo que qualquer usuário tenha acesso a seus documentos, independentemente do editor de textos que possui.
    [1] Fonte: http://www.prpb.mpf.gov.br/docs/Manual__BrOffice3_Writer.pdf
  • FreePDFConvert: é um site http://www.freepdfconvert.com/ é uma excelente opção para converter arquivos em PDF sem necessidade de instalação de qualquer software conversor. Baseia-se numa prática simples: você encaminha o arquivo para ser convertido e o site o devolve já no formato PDF. Em que pese ser um website que dispensa a instalação de software, recomenda-se que se instale um software na máquina porque a página da Internet pode estar fora do ar (indisponível), e aí prejudicar a transformação do arquivo, seja com o não envio, seja com o atraso na remessa.
  • PDF Split and Merge: é um programa que permite unir mais de dois arquivos para combinar suas páginas ou cortar um arquivo em vários pedaços menores. Permite ver, modificar e atualizar a informação de seus documentos. Maiores informações no site http://www.pdfsam.org/

Escolha a melhor opção clicando nos links abaixo:

Para baixar o Divisor de Arquivos PDF recomendado pelo TJSE, clique aqui.