Digitalizar e anexar documentos


DIGITALIZAÇÃO é o processo de transformação de documentos físicos (papel) em imagens escaneadas, seguido por um processo de classificação de documentos, que garante a rápida localização das informações. Isto se dá através de um equipamento e software digitalizador de imagens, usualmente conhecido como scanner.


Scanner



Após a digitalização, o advogado salvará o documento digitalizado em arquivo no formato 'pdf' (Formato de Documento Portável) em seu computador. Feito este procedimento inicial, deve-se acessar o Portal do Advogado para protocolar sua petição inicial/geral e anexar seus documentos digitalizados ao seu protocolo eletrônico.


A anexação de documento digitalizado no processo eletrônico é similar a uma anexação de arquivos feita em e-mails.


Clique aqui para consultar manual sobre configuração de scanner e digitalização de documentos.



Em parceria com a Ordem dos Advogados de Sergipe - OAB, o TJSE disponibilizou, nos grandes fóruns da Capital e Interior, uma sala com computadores, escanner e mobília para o advogado realizar suas atividades de peticionamento eletrônico e digitalização de documentos. Na sala do advogado, situada no prédio do Palácio da Justiça, há também uma funcionária da OAB para auxiliar os advogados nestas tarefas.








Toda vez que se perceber, seja por advogado, Ministério Público, a inviabilidade de juntada eletrônica de documentos, por (1) grande volume; (2) ilegibilidade ou (3) incompatibilidade com a juntada eletrônica, a exemplo de documentos em formato de vídeo, estes mesmos documentos deverão ser apresentados na Secretaria do Juízo, passados 10 (dez) dias da apresentação da petição que as menciona, fundamentando as razões da inviabilidade.


Como regra, expressamente mencionada em Lei 11.419/2006, o prazo de 10 dias corre independentemente de intimação.


Os documentos mencionados acima, deverão ser devolvidos à parte que o produziu, decorrido o trânsito em julgado.



                         


Poder Judiciário do Estado de Sergipe, 2019

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents