histórico dos selos
histórico dos selos

Palácio da Justiça

Última modificação em Quarta, 26 Julho 2023 08:44

No dia 21 de fevereiro de 1979 foi inaugurada a terceira sede do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, que recebeu a denominação de Palácio Tobias Barreto de Menezes.

O atual Prédio está situado na Praça Fausto Cardoso, conhecida como a Praça dos Três Poderes, uma vez que, abriga o Poder Judiciário (Palácio Tobias Barreto de Menezes), o Poder Executivo (Palácio do Governo, hodiernamente Museu Olímpio Campos) e o Poder Legislativo (Palácio Fausto Cardoso).

Construído no local onde funcionava o Rubina Hotel e projetado pelos arquitetos baianos José Álvaro Peixoto (1925-1993) e Emmanuel Berbet (1929-2016), o Palácio é marcado por elementos da arquitetura brutalista. Cabe destacar que, no referido estilo busca-se valorizar os elementos estruturais da edificação, como pilares, estruturas em concreto, além da predominância de formas geométricas. No imponente Prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe há a prevalência de linhas retas, ângulos e módulos.

A construção da nova sede buscou atender a ampliação e modernização da estrutura Judiciária Sergipana, que andando junto com a inovação corroborou para o desenvolvimento da informatização, beneficiando, sobremaneira, as tarefas processuais e administrativas.

O Governo do Estado construiu, com recursos próprios, a nova sede do Poder Judiciário Sergipano na administração do Governador José Rollemberg Leite (1975-1979), tendo sido o Palácio de Justiça concebido na gestão do eminente Desembargador Antônio Xavier de Assis Junior (1977-1979).

Naquele dia solene de inauguração, ocorria também a posse do novo Presidente, Desembargador Artur Oscar de Oliveira Deda (1979- 1981).