histórico dos selos
histórico dos selos

Acessibilidade

Última modificação em Sexta, 01 Março 2024 10:32

símbolo da acessibilidade pessoa em cadeira de rodas

Segundo o dicionário, a palavra Acessibilidade é um substantivo que significa facilidade de acesso; qualidade do que é acessível. Na informática, ela tem um importante significado, de que qualquer usuário possa ter acesso à plataforma web, independente de terem alguma deficiência.

A Acessibilidade nos portais do TJSE visa atender às especificações internacionais de acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C), da organização Acessibilidade Brasil, assim como as leis de Acessibilidade para sites. E principalmente, garantir o atendimento aà Resolução 211/2015, art. 20, §1º, Inciso VI, que dispõe sobre o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG).

Os portais do TJSE são projetados para serem acessíveis e facilmente utilizados. Neles o usuário pode alterar o contraste de cores no topo das páginas, facilitando o acesso de pessoas com disfunções visuais temporárias ou permanentes.

Tamanho do Texto

Os navegadores atuais possuem implementações próprias para ajustes do tamanho da letra do texto que podem ser utilizadas nesse portal. Para isso basta usar as seguintes combinações de teclas:

No PC:

  • Aumentar Texto: ctrl +
  • Diminui o Texto: ctrl -
  • Tamanho Original : ctrl 0

No Mac OS:

  • Aumentar Texto: command +
  • Diminui o Texto: command -
  • Tamanho Original : command 0

Alguns navegadores também aceitam mudança de tamanho usando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada. 

Contraste de cor

Os portais do TJSE são desenvolvidos com um bom contraste de cores para facilitar a legibilidade, porém existem algumas deficiências visuais que têm dificuldade ou incômodo com cores claras. Para esses usuários, temos na barra superior dos portais, um botão Alto Contraste, onde pode ser feita a mudança de cores dos nossos sites.

Breadcrumb

Segundo o Padrão Digital de Governo do Brasil, Breadcrumb, Breadcrumb Navigation ou Breadcrumb Trail (literalmente, navegação por migalhas de pão ou trilha de migalhas de pão, em alusão à história de João e Maria) é um sistema de navegação estrutural usado para proporcionar ao usuário um meio de localização dentro da estrutura de navegação do site ou sistema. Nossos portais possuem esse sistema para facilitar a navegação do usuário.

VLibras

O VLibras surgiu de uma colaboração entre o Governo Federal e a UFPB. O VLibras, ou Vocabulário Brasileiro de Libras, é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis e eficiente para as pessoas surdas. O principal objetivo do VLibras é promover a inclusão digital e a acessibilidade para pessoas surdas, permitindo que elas possam compreender e interagir com conteúdos online em seu próprio idioma de maneira autônoma e eficaz.