AVISO: O Portal do TJSE não está homologado para esta versão deste navegador. Sugerimos as seguintes opções:    Internet Explorer (9+)     Chrome    Firefox

histórico dos selos
histórico dos selos

Acessibilidade

Última modificação em Segunda, 22 Julho 2019 12:58

Segundo o dicionário, a palavra Acessibilidade é um substantivo que significa facilidade de acesso; qualidade do que é acessível. Na informática, ela tem um importante significado, de que qualquer usuário possa ter acesso à plataforma web, independente de terem alguma deficiência.

A Acessibilidade no Portal do TJSE visa atender às especificações internacionais de acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C), da organização Acessibilidade Brasil, assim como as leis de Acessibilidade para sites.

O Portal do TJSE foi projetado para ser acessível e facilmente utilizado. Nele o usuário pode alterar o contraste de cores no topo das páginas, facilitando o acesso de pessoas com disfunções visuais temporárias ou permanentes.

Tamanho do Texto

Os navegadores atuais possuem implementações próprias para ajustes do tamanho da letra do texto que podem ser utilizadas nesse portal. Para isso basta usar as seguintes combinações de teclas:

No PC:

  • Aumentar Texto: ctrl +
  • Diminui o Texto: ctrl -
  • Tamanho Original : ctrl 0

No Mac OS:

  • Aumentar Texto: command +
  • Diminui o Texto: command -
  • Tamanho Original : command 0

Alguns navegadores também aceitam mudança de tamanho usando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada. 

Contraste de cor

O Portal do TJSE foi desenvolvido com um bom contraste de cores para facilitar a legibilidade, porém existem algumas deficiências visuais que têm dificuldade ou incômodo com cores claras. Para esses usuários, temos na barra superior do Portal, um botão Alto Contraste, onde pode ser feita a mudança de cores do nosso site.