histórico dos selos
histórico dos selos

Plano de Obras e Acompanhamento

Última modificação em Quinta, 29 Fevereiro 2024 11:35

Processo SEI 0006235-16.2023.8.25.8825

Plano de Obras 2023/2024 Documento SEI 1920678

Aprovação SEI 1961288


Nos últimos 03 (três) anos não houve obras no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe
Atualizado em 02/08/2023

APRESENTAÇÃO

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) tem sido rigoroso em atender à sua missão institucional de realizar justiça de forma célere e eficiente. Nesse sentido, vem aprimorando sua dinâmica de trabalho para ser instrumento acessível e efetivo de realização de uma Justiça célere e de qualidade.

Para tanto, é imprescindível contar com uma estrutura física que permita o bom desempenho das unidades jurisdicionais e administrativas, garantindo aos magistrados e servidores condições de trabalho com saúde e segurança, além da proteção e manutenção dos bens materiais, propiciando maior qualidade no atendimento à sociedade.

Em consonância com as prioridades estabelecidas pela Administração, o Planejamento Estratégico do TJSE para o período de 2021-2026, aprovado pela Resolução nº 02/2021, alteradas pelas resoluções 23/2021 e 5/2023, estabelece, dentre seus objetivos estratégicos, a garantia de uma infra-estrutura apropriada às atividades administrativas e judiciais, adotando o índice de satisfação com as instalações físicas, para aferir o cumprimento dessa meta administrativa.

Esse indicador tem o intuito de alocar os investimentos para a realização de obras ou reformas que propiciem a melhoria das condições de trabalho e da prestação jurisdicional nas unidades de funcionamento dessa Justiça no Estado de Sergipe.

Por outro lado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao tratar da questão imobiliária do Poder Judiciário, busca disseminar e institucionalizar a cultura do planejamento, da qualidade e padronização dos projetos construtivos, através da Resolução nº 114, de 20 de abril de 2010.

A supracitada Resolução estabelece, em seus arts. 2º e 4º, a necessidade de elaboração de um plano de obras por todos os órgãos do Poder Judiciário:

“Art. 2º. Os tribunais elaborarão o plano de obras a partir de seu programa de necessidades, de seu planejamento estratégico e das diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça, atendendo à Resolução nº 102, de 15 de dezembro de 2009.

(...)

Art. 4º. As obras, com a indicação do grau de prioridade e agrupadas pelo custo total, comporão o plano de obras do tribunal, o qual deverá ser aprovado pelo seu pleno ou corte especial, bem como suas atualizações ou alterações, quando necessárias.”

Cumprindo a determinação do art. 32 da mesma norma, o Tribunal de Justiça de Sergipe editou a Resolução nº 06/2011 disciplinando a implantação do sistema de avaliação e priorização de obras no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Sergipe.

Nesse sentido, em atendimento ao disposto nas normas citadas, sem descurar do que determina a Lei de Diretrizes Orçamentárias vigente, o Tribunal de Justiça de Sergipe vem apresentar seu Plano de Obras para o biênio 2023-2024 definindo o planejamento e padronização das construções, ampliações, reformas e modernização dos seus imóveis, sempre atento à necessidade precípua de adoção de mecanismos que visem otimizar os gastos públicos.

Entre fevereiro e março de 2023, o Departamento de Obras do TJSE inspecionou os imóveis da capital e interior que comporão o Plano de Obras, priorizando as obras a partir de fatores como disponibilidade do terreno, existência de projeto básico, estudo de viabilidade legal, econômico e ambiental, em consonância com o sistema de avaliação e priorização previsto na Resolução nº 06/2011 do TJSE.

O Plano de Obras passa a contemplar as obras de reforma, ampliação e construção.

De acordo com o Plano de Obras, em regra, as obras e serviços de engenharia seguem uma lista de priorização, no entanto, tal ordem pode ser alterada, por imperiosa necessidade decorrente de situação de emergência ou para a melhoria das condições de atendimento, em face da estagnação da estrutura física colocada à disposição dos jurisdicionados, desde que haja disponibilidade orçamentária específica.

ESTRUTURA IMOBILIÁRIA ATUAL

Atualmente, o Tribunal de Justiça de Sergipe dispõe de 89 (noventa) unidades, das quais, 78 (setenta e oito) estão localizadas no interior do Estado, sendo que, destas, 25 (vinte e cinco) distritos encontram-se desativados. Informamos que na Capital existem 11 (onze) imóveis, dos quais funcionam edificações como: edifício-sede do Tribunal de Justiça, Arquivo Geral do Judiciário, Memorial do Poder Judiciário, Anexos Administrativos I e II, Fórum Gumercindo Bessa e os demais para outras atividades judiciárias.

Diante da necessidade da elaboração do plano de obras, as equipes do Tribunal de Justiça realizaram visitas diárias a diversas unidades pertencentes ao TJSE, objetivando com isso, a verificação de todas as demandas necessárias ao bom funcionamento das edificações. Após conclusão dos trabalhos, foram quantificadas 64 (sessenta e quatro) obras e serviços de engenharia, incluindo reformas, ampliações e construções, em ordem, nas seguintes unidades:

  1. Propriá;
  2. Neópolis;
  3. Capela,
  4. Aquidabã;
  5. Tobias Barreto;
  6. Nossa Senhora do Socorro;
  7. Carmópolis;
  8. Nossa Senhora da Glória;
  9. Itabaiana;
  10. Pedrinhas;
  11. Lagarto;
  12. Japaratuba;
  13. UFS;
  14. Olímpio Mendonça;
  15. Riachão do Dantas;
  16. Japoatã;
  17. Nossa Senhora das Dores;
  18. Gararu;
  19. Riachuelo;
  20. 16º Vara Cível;
  21. Palácio da Justiça;
  22. Anexo Administrativo I;
  23. Anexo Administrativo II;
  24. Gumersindo Bessa;
  25. Poço Redondo;
  26. Monte Alegre;
  27. Fóruns Integrados II;
  28. Fóruns Integrados III;
  29. Santo Amaro das Brotas;
  30. Carira;
  31. Boquim;
  32. Poço Verde;
  33. São Cristóvão;
  34. Itabaianinha;
  35. São Domingos;
  36. Memorial do Judiciário;
  37. Estacionamento em Frente ao Arquivo;
  38. Divina Pastora;
  39. Maruim;
  40. Santana do São Francisco;
  41. Salgado;
  42. Cristinápolis;
  43. Pacatuba;
  44. Umbaúba;
  45. Arquivo do Judiciário;
  46. Santa Maria;
  47. Barra dos Coqueiros;
  48. Campo do Brito;
  49. Ribeirópolis;
  50. Areia Branca;
  51. Parque dos Faróis;
  52. Simão Dias;
  53. Pirambu;
  54. Arauá;
  55. Estância;
  56. Itaporanga d`Ájuda;
  57. Cedro de São João;
  58. Indiaroba;
  59. Laranjeiras;
  60. Marcos Freire II;
  61. Porto da Folha;
  62. Malhador;
  63. Frei Paulo;
  64. Canindé do São Francisco.

Desse modo, pretende-se alcançar a estrutura física necessária para que o Tribunal desempenhe sua missão institucional, abrigue magistrados e servidores de forma mais apropriada e atenda satisfatoriamente aos seus jurisdicionados.

Existe o processo de licitação para elaboração dos projetos complementares visando atender as obras referentes a esse plano de obras, processo SEI 0007190-81.2022.8.25.8825.

Existem projetos complementares para individualização da climatização do Palácio, anexo I e Gumersindo Bessa.

Existem projetos complementares para ampliação do Fórum de Riachão do Dantas pois tornou-se comarca.

O Fórum de Malhador, que se tornou Comarca, precisará sofrer adaptações, mas o terreno do Fórum existente não permite ampliações.

O Fórum de Aquidabã está em condições precárias, mas não há como fazer adequações, pois o respectivo terreno não permite ampliações.

Para o Fórum de Frei Paulo está prevista uma reforma que não irá atender as necessidades dos usuários e servidores, pois o terreno é pequeno e a estrutura existente é precária, no ponto de vista do DEPEOBRAS o ideal seria uma nova construção, em torno de R$ 2.500.000,00 que se aprovada pelo TJSE, deveria ser colocado como prioridade nesse plano de obras.

Existem projetos arquitetônicos e complementares para a construção do novo almoxarifado central e para a construção de um novo Fórum onde funciona atualmente os Fóruns Integrados III.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Os projetos arquitetônicos a serem elaborados para as construções, reformas e/ou ampliações dos imóveis do TJSE, constantes do Plano de Obras 2023-2024, observarão os requisitos técnicos e limites estabelecidos na Resolução nº 114/2010 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, especialmente quanto ao disposto na tabela 2 do Anexo I, onde foram traçadas diretrizes para elaboração de novos projetos, definidos os referenciais de áreas que deverão ser seguidas para o dimensionamento dos ambientes básicos. Além disso, seguirão a ordem de priorização, nos termos da Resolução nº 06/2011 do TJSE.

Após a análise e aprovação do Projeto Arquitetônico deverão ser elaborados os Projetos de Engenharia: Projeto Estrutural, Projeto Elétrico, Projeto Hidro-Sanitário e Tratamento de Esgoto, Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, Projeto de Planejamento de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Todos eles deverão seguir as determinações das Normas Brasileiras vigentes.

PLANO DE OBRAS 2023-2024

Definir metas e prioridades é condição indispensável para que o gestor público possa elaborar uma peça orçamentária que reflita as reais necessidades e demandas do Órgão e do seu público-alvo. A observância desse preceito refletirá no alcance de uma gestão eficiente, eficaz e efetiva dos recursos públicos.

Buscando atender a esse preceito, o Tribunal de Justiça de Sergipe apresenta seu planejamento de obras para o biênio 2023-2024 adotando o “ranking”de priorização das obras para cada exercício financeiro.

A ordem dos empreendimentos definida nas “Obras planejadas para 2023-2024”, apresentadas a seguir, observou os critérios descritos nos Anexos I e II deste Plano, nos quais são pontuados atributos, tanto do imóvel atual que se deseja substituir, quanto do novo projeto.

Desta forma, o “ranking” das obras supracitadas foi formado a partir do imóvel de maior necessidade de substituição em conjunto com o projeto de maior compatibilidade com os requisitos estabelecidos para o Tribunal de Justiça de Sergipe.

É oportuno enfatizar que as obras emergenciais poderão ser executadas sem previsão no plano de obras.

A tabela abaixo retrata o resultado final da avaliação de cada unidade, com suas respectivas pontuações e posição no “ranking” de priorização, além de demonstrar a previsão de custos para todas as necessidades evidenciadas.

ESTIMATIVA DE CUSTOS PARA O PLANO DE OBRAS 2023 / 2024
RANKING FÓRUM NOTAS DESCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS REFORMA INCÊNDIO AMPLIAÇÃO TOTAL
1 PROPRIÁ 2,31 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 535.000,00 R$ 343.235,79   R$ 878.235,79
2 NEÓPOLIS 2,36 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 376.000,00 R$ 241.680,85   R$ 617.680,85
3 CAPELA 2,40 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 257.000,00 R$ 164.807,29   R$ 421.807,29
4 AQUIDABÂ 2,70 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 461.990,23 R$ 81.346,97 R$ 129.138,15 R$ 672.475,35
5 TOBIAS BARRETO 2,73 REFORMA GERAL/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 489.504,61   R$ 34.078,88 R$ 523.583,49
6 NOSSA SENHORA DO SOCORRO 2,80 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 2.346.767,62 R$ 670.456,61   R$ 3.017.224,23
7 CARMÓPOLIS 2,81 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 239.000,00 R$ 153.813,32   R$ 392.813,32
NOSSA SENHORA DA GLÓRIA 2,81 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 361.000,00 R$ 231.638,85   R$ 592.638,85
9 ITABAIANA 2,82 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 1.448.638,20 R$ 323.524,87   R$ 1.772.163,07
10 PEDRINHAS 2,84 REFORMA GERAL/ CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 42.000,00   R$ 113.986,88 R$ 155.986,88
LAGARTO 2,84 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 500.000,00 R$ 370.412,03   R$ 870.412,03
12 JAPARATUBA 2,88 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 163.000,00 R$ 104.740,61 R$ 153.303,42 R$ 421.044,03
UFS 2,88 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 189.000,00 R$ 121.779,76   R$ 310.779,76
OLÍMPIO MENDONÇA 2,88 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 205.000,00 R$ 131.451,08    R$ 336.451,08
RIACHÃO DO DANTAS 2,88 REFORMA / AMPLIAÇÃO COMPLETA R$ 993.941,45   R$ 2.134.141,76 R$ 3.128.083,21
JAPOATÃ 2,88 REFORMA GERAL R$ 50.000,00     R$ 50.000,00
17 NOSSA SENHORA DAS DORES 2,90 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/ CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 196.000,00 R$ 125.746,49 R$ 88.604,20 R$ 410.350,69
18 GARARU 2,91 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 300.000,00 R$ 152.345,05 R$ 44.262,39 R$ 496.607,44
RIACHUELO 2,91 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 134.000,00 R$ 86.417,32   R$ 220.417,32
20 16ª Vara Cível 2,96 REFORMA GERAL/SISTEMA DE INCÊNDIO R$ 150.000,00 R$ 162.825,13   R$ 312.825,13
21 PALÁCIO DA JUSTIÇA 2,97 REFORMA GERAL/SISTEMA DE INCÊNDIO/ RECUPERAÇÃO DA FACHADA R$ 769.840,52 R$ 1.055.976,17    R$ 1.825.816,69
ANEXO ADMINISTRATIVO I 2,97 REFORMA GERAL/RECUPERAÇÃO DA FACHADA R$ 1.021.190,24     R$ 1.021.190,24
ANEXO ADMINISTRATIVO II 2,97 REFORMA GERAL/RECUPERAÇÃO DA FACHADA R$ 1.265.486,04     R$ 1.265.486,04
24 GUMERSINDO BESSA 2,99 REFORMA GERAL/SISTEMA DE INCÊNDIO R$ 6.905.571,13 R$ 3.604.014,07   R$ 10.509.585,20
25 POÇO REDONDO 3,01 REFORMA GERAL R$ 121.000,00 R$ 77.632,97   R$ 198.632,97
26 MONTE ALEGRE 3,03 REFORMA GERAL R$ 33.000,00     R$ 33.000,00
FÓRUNS INTEGRADOS II 3,03 REFORMA GERAL, MUDANÇA DO SALÃO DE CASAMENTO/ SISTEMA INCÊDIO R$ 589.000,00 R$ 378.190,25   R$ 967.190,25
FÓRUNS INTEGRADOS III 3,03 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 578.000,00 R$ 371.187,08   R$ 949.187,08
29 SANTO AMARO DAS BROTAS 3,04 REFORMA GERAL R$ 43.000,00     R$ 43.000,00
CARIRA 3,04 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 225.000,00 R$ 144.566,83   R$ 369.566,83
BOQUIM 3,04 REFORMA GERAL R$ 176.000,00     R$ 176.000,00
POÇO VERDE 3,04 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 388.094,14 R$ 97.814,46   R$ 485.908,60
33 SÃO CRISTÓVÃO 3,06 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 611.000,00 R$ 392.225,46 R$ 61.058,74 R$ 1.064.284,20
ITABAIANINHA 3,06 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 168.000,00 R$ 107.836,01   R$ 275.836,01
35 SÃO DOMINGOS 3,08 REFORMA GERAL R$ 46.000,00     R$ 46.000,00
36 MEMORIAL DO JUDICIÁRIO 3,11 REFORMA GERAL/SISTEMA DE INCÊNDIO R$ 203.000,00 R$ 130.526,00   R$ 333.526,00
37 ESTACIONAMENTO EM FRENTE AO BESSA 3,17 REFORMA GERAL R$ 70.000,00     R$ 70.000,00
38 DIVINA PASTORA 3,19 REFORMA GERAL R$ 31.000,00     R$ 31.000,00
39 MARUIM 3,23 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 150.000,00 R$ 96.379,89 R$ 44.923,03 R$ 291.302,92
40 SANTANA DO SÃO FRANCISCO 3,24 REFORMA GERAL/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 50.000,00   R$ 104.505,48 R$ 154.505,48
41 SALGADO 3,30 REFORMA GERAL/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 48.000,00   R$ 67.930,44 R$ 115.930,44
42 CRISTINÁPOLIS 3,31 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 215.000,00 R$ 138.012,57 R$ 41.693,39 R$ 394.705,96
43 PACATUBA 3,34 REFORMA GERAL R$ 150.000,00     R$ 150.000,00
44 UMBAÚBA 3,36 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 100.000,00 R$ 90.707,80   R$ 190.707,80
45 ARQUIVO DO JUDICIÁRIO 3,37 REFORMA GERAL/ SISTEMA DE INCÊNDIO R$ 200.000,00 R$ 1.237.837,37   R$ 1.437.837,37
46 SANTA MARIA 3,38 REFORMA GERAL, REFORMA DO MURO/ SISTEMA DE INCÊNDIO R$ 926.000,00 R$ 208.317,43   R$ 1.134.317,43
47 BARRA DOS COQUEIROS 3,39 REFORMA GERAL/ SISTEMA DE INCÊNDIO R$ 100.000,00 R$ 104.125,62   R$ 204.125,62
48 CAMPO DO BRITO 3,40 REFORMA GERAL R$ 100.000,00     R$ 100.000,00
49 RIBEIRÓPOLIS 3,41 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 130.000,00 R$ 83.504,85 R$ 23.190,50 R$ 236.695,35
50 AREIA BRANCA 3,42 REFORMA GERAL/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 59.000,00   R$ 146.824,83 R$ 205.824,83
51 PARQUE DOS FARÓIS 3,43 REFORMA GERAL/ SISTEMA DE INCÊNDIO R$ 200.000,00 R$ 189.059,02   R$ 389.059,02
52 SIMÃO DIAS 3,44 REFORMA GERAL R$ 152.000,00     R$ 152.000,00
53 PIRAMBU 3,45 REFORMA GERAL/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 42.000,00   R$ 111.017,23 R$ 153.017,23
54 ARAUÁ 3,46 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 169.000,00 R$ 108.507,56 R$ 35.345,05 R$ 312.852,61
55 ESTÂNCIA 3,48 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 200.000,00 R$ 287.696,68 R$ 58.255,21 R$ 545.951,89
56 ITAPORANGA         D´ÁJUDA 3,50 REFORMA GERAL R$ 227.000,00     R$ 227.000,00
57 CEDRO DE SÃO JOÃO 3,51 REFORMA GERAL R$ 108.000,00     R$ 108.000,00
58 INDIAROBA 3,52 REFORMA GERAL R$ 80.000,00     R$ 80.000,00
59 LARANJEIRAS 3,53 REFORMA GERAL R$ 43.000,00     R$ 43.000,00
60 MARCOS FREIRE II 3,54 REFORMA GERAL/SISTEMA DE INCÊNDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 200.000,00 R$ 206.489,31 R$ 126.064,44 R$ 406.489,31
61 PORTO DA FOLHA 3,55 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO R$ 138.000,00 R$ 88.493,36   R$ 226.493,36
62 MALHADOR 3,56 REFORMA GERAL/AMPLIAÇÃO OU CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 47.000,00   R$ 418.307,61 R$ 465.307,61
63 FREI PAULO 3,57 REFORMA GERAL/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 595.000,00   R$ 26.813,16 R$ 621.813,16
64 CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO 3,65 REFORMA GERAL/SISTEMA INCÊDIO/CONSTRUÇÃO DA CUSTÓDIA R$ 122.000,00 R$ 78.745,01 R$ 39.711,84 R$ 240.456,85
TOTAL R$ 27.233.024,18 R$ 12.744.068,59 R$ 4.003.156,63 R$ 43.980.249,40

ANEXO I

(Tabela I da Resolução nº 06/2011 do TJSE)

 TABELA I

  DATA:
UNIDADE JURISDICIONAL:
AVALIADOR:
ITEM NOTA O.C. VALOR
GERAL  Estrutura (Laje/Vigas/Pilares)   1  
 Cobertura(estrutura)   1  
 Cobertura(telhas)   1  
 Cobertura (calhas/rufos)   1  
 Alvenaria   2  
 Forro   2  
 Pisos   3  
 Revestimento paredes/tetos   3  
 Portas   2  
 Ferragens   3  
 Vidros   2  
 Pintura   3  
 Drenagem (Águas Pluviais)   2  
 Localização   1  
 Acesso aos Meios de Transportes Públicos   2  
INST. ELÉTRICA/CAB. ESTRUTURADO  Pára-raio   2  
 Aterramentos   1  
 Quadro de medição   1  
 Quadro de Distribuição   1  
 Fiação   1  
 Iluminação   1  
 Gerador   2  
 Circuito de emergência   2  
 Subestação   1  
 Cabeamento Estruturado   1  
INST. HIDROSSANITÁRIAS  Tubulações/Registros   2  
 Louças/Metais   3  
 Válvulas descarga   2  
 Bombas   2  
 Reservatórios   1  
 Reservatório (Capacidade)   2  
 Tubulação esgoto   2  
 Fossa/filtro   2  
CIRCULAÇÃO PESSOAS  Escadas   2  
 Elevadores   2  
 Guardas-corpos   1  
AR CONDICIONADO  Janela   1  
 Split   1  
Central   1  
ESPECIAIS  Muro de arrimo   1  
 Drenagem de encostas   2  
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS  Extintores   1  
 Sprinklers   1  
 Hidrantes   1  
 Mangueiras   1  
 Sinalização   1  
 Porta corta-fogo   1  
 Água (reserva/combate)   2  
ACESSIBILIDADE  Rampas   1  
Vagas para Deficientes Físicos   2  
 Vagas para Idosos   2  
 W.C. para Deficientes   1  
 Piso Tátil   2  
 Sinalização em Braile   2  
ERGONOMIA Iluminação e Ventilação (naturais)   2  
Conforto Térmico   2  
Conforto Acústico   2  
Higiene   2  
Salubridade   1  
SEGURANÇA CFTV   3  
Alarme   3  
Cerca Elétrica   3  
Muro ou Gradil   2  
Grades em Portas e Janelas   2  
LAYOUT E AMBIENTE DOS FÓRUNS Funcionalidade por Setores[1]   1  
Funcionalidade dos Espaços Articulados   1  
Utilização de Imóveis Locados/Cedidos   2  
Política de Descentralização dos Fóruns   1  
Atendimento ao Cidadão   1  
Alteração da Organização Judiciária (Unidades, Servidores e Magistrados)   1  
Novas Tecnologias   2  
VALOR FINAL: ∑ (VALORES)/118
ASSINATURA DO AVALIADOR:

ANEXO II

(Tabela II da Resolução nº 06/2011 do TJSE)

TABELA II

ITEM ATRIBUIÇÃO DE NOTAS
GERAL Estrutura (Laje/Vigas/Pilares) 0 – Peças com rachaduras profundas e que comprometam a estabilidade, necessitando intervenção de profissional qualificado; 1 - Peças com fissuras profundas, mas que não apresente comprometimento da estabilidade, porém, necessite a intervenção de profissional qualificado; 2 - Peças com fissuras, mas que não necessitem a intervenção de profissional qualificado; 3 - Peças com pequenas fissuras superficiais que poderão ser sanadas através de revestimento simples; 4 – Estrutura em perfeito estado.
Cobertura(estrutura) 0 - Peças em péssimo estado ou com rachaduras profundas e que comprometam a estabilidade necessitando escoramento; 1 - Peças em péssimo estado ou com fissuras profundas, mas que não apresente comprometimento da estabilidade, porém, necessitam de escoramento de reforço; 2 - Peças em bom estado, com fissuras, estáveis, passíveis de substituição; 3 - Peças com pequenas fissuras, porém, sem a necessidade de substituição ; 4 - Estrutura em perfeito estado.
Cobertura(telhas) 0 – Telhas fissuradas e/ou quebradas e que necessitem substituição imediata incorrendo em infiltração severa; 1 - Telhas fissuradas e/ou quebradas necessitando substituição, porém, sem apresentar infiltrações; 2 - Telhas trincadas em área de superposição e que não apresentem infiltrações; 3 - Telhas sujas ou com obstruções,  carecendo limpeza; 4 - Telhas em perfeito estado e sem obstruções.
Cobertura (calhas/rufos) 0 – Calhas ou Rufos fissurados e/ou quebrados ou que apresentem comprometimento grave da impermeabilização e que necessitem correção imediata incorrendo em infiltração severa; 1 - Calhas ou Rufos fissurados e/ou quebrados ou que apresentem fissuras na impermeabilização, necessitando correção, porém, sem apresentar infiltrações; 2 - Calhas ou Rufos com pequenas fissuras, porém, sem apresentar infiltrações e com impermeabilização em bom estado; 3 - Calhas ou Rufos com obstruções necessitando limpeza; 4 - Calhas ou Rufos em perfeito estado.
Alvenaria 0 - Alvenaria em péssimo estado, apresentando rachaduras que trespassam as faces da parede com risco de desmoronamento, necessitando recuperação imediata; 1 - Alvenaria em péssimo estado, apresentando rachaduras em uma das faces e que não trespassam as faces da parede, necessitando recuperação imediata ou que apresentem infiltrações severas; 2 - Alvenaria apresentando fissuras, com infiltração, comprometendo apenas o revestimento, mas sem desagregação; 3 - Alvenaria em bom estado, com pequenas fissuras sanáveis, não comprometendo o revestimento; 4 - Alvenaria em perfeito estado.
Forro 0 - Forro quebrado apresentando falhas e desagregação, com risco de desmoronamento ou com peças em balanço; 1 - Forro trincado ou quebrado apresentando falhas e desagregação, sem risco de desmoronamento; 2 - Forro trincado sem apresentação de falhas, com desagregação e sem risco de desmoronamento; 3 - Forro com fissura, sem desagregação; 4 - Forro em perfeito estado.
Pisos 0 - Piso quebrado, com peças desagregadas e com comprometimento do contrapiso; 1 - Piso trincado ou quebrado, com peças apresentando afofamentos ou desagregadas, sem comprometimento do contrapiso; 2 -  Piso trincado com pedaços soltos ou apresentando afofamento; 3 -  Piso com pequenas fissuras ou desgaste, mas sem peças ou pedaços soltos não apresentando afofamentos; 4 - Piso em bom estado.
Revestimento paredes/tetos 0 - Revestimento ausente ou parcialmente desagregado, com alvenaria e/ou laje aparente e sem nenhum tipo de revestimento; 1 -  Revestimento com grandes extensões de afofamentos ou parcialmente desagregado, com alvenaria e/ou laje aparente e sem nenhum tipo de revestimento; 2 - Revestimento com pontos de afofamentos ou parcialmente desagregado, com alvenaria e/ou laje encobertos; 3 - Revestimento apresentando afofamento leve, mas sem desagregação; 4 - Revestimento em bom estado.
Portas 0 - Porta ausente ou totalmente destruída e irrecuperável, necessitando a troca inclusive de caixilhos ou caixões; 1 - Porta parcialmente destruída e irrecuperável, necessitando a troca,  com caixilhos ou caixões em perfeito estado ou, porta em perfeito estado necessitando a troca de caixilhos e caixões; 2 -  Porta, caixilho ou caixão empenado, necessitando o reesquadro; 3 -  Porta, caixilhos ou caixões com pequenos defeitos, sanáveis no local; 4 - Porta, caixilhos ou caixões em perfeito estado.
Ferragens 0 - Ferragens ausentes ou totalmente destruídas em locais de acesso restrito ou perigoso; 1 - Ferragens ausentes ou totalmente destruídas em locais de acesso livre; 2 - Fechaduras com defeitos e dobradiças em bom estado; 3 - Fechaduras em bom estado e dobradiças defeituosas; 4 - Ferragens em bom estado.
Pintura 0 - Pintura ausente ou em péssimo estado, necessitando sua total retirada com espátula e posterior emassamento e pintura; 1 - Pintura em péssimo estado, necessitando a retirada parcial com espátula e posterior emassamento e pintura;  2 -  Pintura descascando, necessitando lixamento, emassamento e pintura; 3 - Pintura despigmentada com necessidade de lixamento e repintura; 4 - Pintura em bom estado.
Drenagem (Águas Pluviais) 0 - Drenagem ausente e necessária; 1 - Drenagem presente, ineficiente e com alagamentos em pontos impróprios; 2 - Drenagem presente, com diversos alagamentos em pontos isolados e sem circulação;  3 - Drenagem presente, com pequenos alagamentos em pontos isolados e sem circulação. 4 - Drenagem existente e em perfeito estado ou desnecessária.
Localização 0 - Péssima localização, muito longe do centro urbano ou em zona de baixa densidade populacional e sem possibilidade de expansão urbana; 1 - Localização ruim ou longe do centro urbano, em zona de baixa densidade populacional, mas com possibilidade de expansão urbana; 2 - Localização regular ou em zona com projeto aprovado de expansão urbana, mas com baixa densidade populacional;  3 - Boa localização, próximo ao centro urbano ou em zona de plena expansão urbana; 4 - Ótima localização no centro urbano e em zona de alta densidade populacional.
Acesso aos Meios de Transportes Públicos 0 - Sem nenhum tipo de acesso aos meios de transportes públicos e sem nenhum tipo de estudo para implantação dos mesmos; 1 - Sem nenhum tipo de acesso aos meios de transportes públicos, mas com projeto aprovado para implantação dos mesmos; 2 -  Acesso a alguns meios de transportes públicos; 3 - Acesso a maioria dos meios de transportes públicos; 4 - Pleno acesso a todos os meios de transportes públicos disponibilizados.
INST. ELÉTRICA/CAB. ESTRUTURADO  Para-raio 0 - Ausência de pára-raio; 1 - Pára-raio desconectado com o terra por ausência ou interrupção da malha ou cabeamento; 2 - Pára-raio necessitando de reparos em danos que influenciam seu perfeito funcionamento; 3 - Pára-raio conectado com o terra, mas necessitando de pequenos reparos que não influenciam em seu funcionamento; 4 -Pára-raio em perfeitas condições de uso.
 Aterramentos 0 - Ausência de aterramento ou desconectado; 1 - Sistema de aterramento ineficiente; 2 - Aterramento necessitando de reparos em defeitos que influenciam em seu perfeito funcionamento; 3 - Aterramento necessitando de reparos em defeitos que não influenciam em seu perfeito funcionamento; 4 - Aterramento em perfeitas condições de uso.
Quadro de medição 0 - Quadro de medição ausente ou em péssimas condições, necessitando de imediata substituição; 1 - Quadro de medição fora dos padrões das normas vigentes; 2 - Quadro de medição necessitando de ajustes para o seu enquadramento às normas vigentes; 3 - Quadro de medição dentro das normas vigentes, necessitando de ajustes simples para o seu perfeito funcionamento; 4 - Quadro de medição dentro das normas vigentes.
Quadro de Distribuição 0 - Quadro de distribuição ausente ou em péssimas condições, necessitando de imediata substituição de todos os elementos de proteção; 1 - Quadro de distribuição subdimensionado e fora dos padrões das normas vigentes com a necessidade de substituição total dos elementos de proteção; 2 - Quadro de distribuição subdimensionado ou fora dos padrões das normas vigentes, necessitando da substituição parcial dos elementos de proteção; 3 - Quadro de distribuição dentro dos padrões das normas vigentes, dimensionado corretamente, porém, necessitando ajustes simples para o seu perfeito funcionamento, não necessitando da substituição de nenhum elemento de proteção; 4 - Quadro de distribuição dimensionado corretamente e dentro dos padrões das normas vigentes.
 Fiação 0 - Fiação ausente, interrompida ou em péssimas condições de uso, necessitando substituição imediata por perigo de curto-circuito; 1 - Fiação sub-dimensionada ou apresentando degradação do isolamento por aquecimento excessivo e necessitando de substituição imediata; 2 - Fiação dimensionada corretamente, sem degradação do isolamento, porém, com falhas causadas por fatores que não o superaquecimento; 3 - Fiação em bom estado, porém, necessitando de pequenos ajustes para o seu correto funcionamento; 4 - Fiação em perfeito estado.
 Iluminação 0 - Iluminação ausente ou em péssimo estado; 1 - Iluminação sub-dimensionada; 2 - Iluminação dimensionada corretamente, porém, necessitando da substituição de toda a luminária; 3 - Iluminação em bom estado, porém, necessitando da substituição de alguns elementos da luminária para o perfeito funcionamento; 4 - Iluminação em perfeito estado.
 Gerador 0 - Gerador ausente em locais necessários; 1 - Gerador com defeito insanável, necessitando de sua substituição; 2 - Gerador com defeito sanável sem a necessidade de sua substituição; 3 - Gerador em bom estado, necessitando de pequenos ajustes ou reparos para seu perfeito funcionamento; 4 - Gerador em perfeito funcionamento ou ausente por desnecessidade.
Circuito de emergência 0 - Circuito de emergência ausente em locais necessários; 1 - Circuito de emergência em péssimo estado, inoperante, carecendo da substituição de boa parte dos seus componentes; 2 - Circuito de emergência com defeito sanável, porém, necessitando conserto imediato; 3 - Circuito de emergência necessitando pequenos ajustes para seu perfeito funcionamento; 4 - Circuito de emergência em pleno funcionamento ou ausente por desnecessidade.
 Subestação 0 - Ausência de subestação em locais necessários; 1 - Subestação subdimensionada, ocasionando constantes quedas de tensão; 2 - Subestação inoperante, necessitando da intervenção de pessoal técnico qualificado; 3 - Subestação operante, necessitando da intervenção de pessoal técnico qualificado para pequenos ajustes; 4 - Subestação em pleno funcionamento ou ausente por desnecessidade.
Cabeamento Estruturado 0 - Sistema de cabeamento inexistente ou em péssimo estado sem condições de recuperação; 1 - Sistema com funcionamento precário ou intermitente, necessitando a troca de boa parte dos equipamentos; 2 -  Sistema com funcionamento precário ou intermitente, necessitando apenas de ajustes por pessoal técnico especializado; 3 - Sistema em perfeito funcionamento necessitando de pequenos ajustes por pessoal técnico especializado; 4- Sistema de cabeamento em perfeito funcionamento.
INST. HIDROSSANITÁRIAS Tubulações/ Registros 0 - Vazamento excessivo de água sem a possibilidade de estancar sem a troca de registros ou tubulações por pessoal técnico; 1 - Vazamento excessivo de água por rompimento de tubulação, porém, com a possibilidade de estancar com o fechamento de registros e com a intervenção de pessoal técnico; 2 - Vazamento leve por tubulação fissurada ou, registro necessitando troca de vedante por pessoal técnico; 3 - Tubulação desgastada externamente porém, sem vazamentos e registros em perfeito estado; 4 - Tubulações e registros em perfeito estado e funcionamento.
Louças/ Metais 0 - Louças e metais em péssimo estado, necessitando a troca de ambos de forma imediata; 1 - Louças ou metais quebrados, necessitando a troca da peça de forma imediata;  2 - Louças ou metais desgastados pelo tempo, carecendo troca futura;  3 - Louças e metais usados, em bom estado e em perfeito funcionamento; 4 - Louças e metais novos.
Válvulas de descarga 0 - Válvula quebrada com vazamento excessivo ou, impossibilidade de acionamento tendo a necessidade de substituição completa; 1 - Válvula quebrada com vazamento excessivo necessitando substituição de peças; 2 - Válvula quebrada, sem vazamentos, com possibilidade de conserto com troca de peças por pessoal técnico ; 3 - Válvula necessitando de regulagem por pessoal técnico; 4 - Válvula em perfeito estado e funcionando adequadamente.
 Bombas 0 - Bombas com defeito e sem possibilidade de conserto, necessitando sua substituição imediata; 1 - Bombas com defeito, sem possibilidade de conserto no local e necessitando da intervenção de pessoa técnico qualificado; 2 - Bombas com defeito, mas com possibilidade de conserto no local em que está instalada; 3 - Bombas necessitando de manutenção preventiva ou corretiva; 4 - Bombas em perfeito funcionamento.
 Reservatórios 0 - Reservatórios com problemas graves em sua estrutura ou com a estanqueidade avariada, ocasionando vazamento excessivo de água e necessitando a intervenção urgente de pessoal técnico qualificado; 1 - Reservatórios com problemas em sua impermeabilização, com pequeno vazamento de água e necessitando da intervenção de pessoal técnico qualificado;  2 - Reservatórios apresentando fissuras em sua impermeabilização, porém, sem vazamentos de água ou que se apresente com necessidade urgente de limpeza; 3 - Reservatórios necessitando da limpeza periódica; 4 - Reservatórios limpos e em perfeito estado.
Reservatório (Capacidade) 0 - Capacidade dos Reservatórios não atende a demanda solicitada, carecendo com urgência a ampliação da capacidade de armazennamento, porém, sem área de expansão; 1 - Capacidade dos Reservatórios não atende a demanda solicitada, carecendo com urgência a ampliação da capacidade de armazenamento e contando-se com área para expansão; 2 - Capacidade dos reservatórios não atendem a demanda por problemas técnicos graves ou estão no limite de seu fornecimento; 3 - Reservatórios necessitam de intervenção técnica para pequenos ajustes; 4 - Reservatórios com capacidade condizente com a demanda solicitada.
Tubulação esgoto 0 - Vazamento excessivo sem a possibilidade de estancar sem a troca da tubulação por pessoal técnico e em local de grande circulação de pessoas; 1 - Vazamento excessivo sem a possibilidade de estancar sem a troca da tubulação por pessoal técnico e em local de pequena circulação de pessoas; 2 - Vazamento leve por tubulação fissurada necessitando troca por pessoal técnico; 3 - Tubulação desgastada externamente porém, sem vazamentos; 4 - Tubulações em perfeito estado e funcionamento.
 Fossa/filtro 0 - Fossa inexistente e filtro Inexistente ou totalmente destruídos, em locais que não possuem captação de esgotos por concessionária; 1 - Fossa ou filtro apresentando severas avarias, transbordando em locais de grande circulação de pessoas, necessitando a intervenção de pessoal técnico; 2 - Fossa ou filtro apresentando severas avarias, transbordando em locais de pequena circulação de pessoas, necessitando a intervenção de pessoal técnico; 3 - Fossa ou filtro 4 - Fossa e filtro em perfeito funcionamento.
CIRCULAÇÃO PESSOAS  Escadas 0 - Escadas em péssimo estado ou com corrimãos soltos, apresentando perigo de desmoronamento ou risco de queda aos transeuntes; 1 - Escadas em péssimo estado, com corrimãos fixos e que não apresentam perigo aos transeuntes; 2 - Escadas sem corrimãos ou necessitando modificações em sua disposição para adequação às normas técnicas; 3 - Escadas necessitando de pequenos consertos no acabamento; 4 - Escadas em perfeito estado, dentro dos padrões das normas vigentes ou ausentes por desnecessidade.
 Elevadores 0 - Elevadores parados ou em péssimo estado, oferecendo grave risco aos usuários ou, ausentes em locais necessários;   1 - Elevadores parados, necessitando intervenção de equipe técnica para troca de peças com alto custo de conserto; 2 - Elevadores parados, necessitando da intervenção de mão-de-obra técnica apenas; 3 - Elevadores em funcionamento e necessitando de alguns ajustes; 4 - Elevadores em perfeito estado, em pleno funcionamento, ou ausentes por desnecessidade.
 Guarda-corpos 0 - Guarda-corpos em péssimo estado ou que estejam oferecendo risco de morte aos transeuntes ou, ausentes em locais necessários; 1 -  Guarda-corpos em péssimo estado e que não estejam oferecendo risco de morte aos transeuntes ou necessitando de uma melhor fixação; 2 - Guarda-corpos em bom estado, porém, necessitando manutenção corretiva; 3 - Guarda-corpos necessitando de manutenção preventiva ou melhoria no acabamento; 4 - Guarda-corpos em perfeito estado ou ausente por desnecessidade.
AR CONDICIONADO Tipo Janela 0 - Parados ou necessitando substituição por defeito grave ou, ausentes em locais necessários; 1 - Parado ou com mau funcionamento, necessitando a substituição de peças em oficina especializada; 2 -  Parado ou com mau funcionamento, porém, necessitando a substituição de peças ou a intervenção de pessoal técnico no local; 3 - Funcionando corretamente, porém, necessitando pequenos ajustes; 4 - Em perfeito estado e funcionando corretamente ou, ausente por desnecessidade.
Tipo Split 0 - Parados ou necessitando substituição por defeito grave ou, ausentes em locais necessários; 1 - Parado ou com mau funcionamento, necessitando a substituição de peças em oficina especializada; 2 -  Parado ou com mau funcionamento, porém, necessitando a substituição de peças ou a intervenção de pessoal técnico no local; 3 - Funcionando corretamente, porém, necessitando pequenos ajustes; 4 - Em perfeito estado e funcionando corretamente ou, ausente por desnecessidade.
Tipo Central 0 - Parados ou necessitando substituição por defeito grave ou, ausente em locais necessários; 1 - Parado ou com mau funcionamento, necessitando a substituição de peças em oficina especializada; 2 -  Parado ou com mau funcionamento, porém, necessitando a substituição de peças ou a intervenção de pessoal técnico no local; 3 - Funcionando corretamente, porém, necessitando pequenos ajustes; 4 - Em perfeito estado e funcionando corretamente ou, ausente por desnecessidade.
ESPECIAIS  Muro de arrimo 0 - Muro em péssimo estado, com perigo de desmoronamento ou com grave deficiência grave em sua drenagem, necessitando correções imediata ou, ausentes em locais necessários; 1 - Muro em péssimo estado, sem perigo de desmoronamento ou com deficiência em sua drenagem; 2 - Muro apresentando algumas desagregações, porém, sem risco de desmoronamento e com a drenagem em perfeito estado; 3 - Muro em bom estado, necessitando pequenas correções; 4 - Muro em perfeito estado ou ausente por desnecessidade.
Drenagem de encostas 0 - Drenagem muito deficiente, ocasionando perigo de deslizamentos ou desmoronamentos, necessitando correções imediatas; 1 - Drenagem muito deficiente, porém, não apresentando riscos de desmoronamento ou deslizamentos; 2 - Drenagem deficiente, sem riscos de deslizamentos ou desmoronamentos, porém, carecendo de correção breve; 3 - Drenagem necessitando pequenas correções; 4 - Drenagem em perfeito estado ou ausente por desnecessidade.
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS Extintores 0 - Extintores ausentes em locais necessários ou com sérios danos nos cilindros, havendo a necessidade de sua substituição imediata; 1 -  Extintores com prazo de validade do cilindro vencido; 2 -  Extintores com prazo de validade da recarga vencida; 3 - Extintores com prazo de validade da recarga próximo a vencer; 4 - Extintores em perfeito estado e com carga dentro do que determinam as normas brasileiras ou ausentes por desnecessidade.
 Sprinklers 0 - Sprinklers quebrados com intenso vazamento ou ausentes em locais de extrema necessidade; 1 - Sprinklers com defeito ou ausentes em locais necessários; 2 - Sprinklers com pressão hidráulica inferior à necessária para o perfeito funcionamento ou necessitando manutenção corretiva; 3 - Sprinklers necessitando manutenção periódica; 4 -  Extintores em perfeito estado e com carga dentro do que determinam as normas brasileiras ou ausentes por desnecessidade.
 Hidrantes 0 - Hidrantes quebrados com intenso vazamento ou ausentes em locais de extrema necessidade; 1 - Hidrantes com defeito ou ausentes em locais necessários; 2 - Hidrantes com pressão hidráulica inferior à necessária para o perfeito funcionamento ou necessitando manutenção corretiva; 3 - Hidrantes necessitando manutenção periódica; 4 -  Hidrantes em perfeito estado ou ausentes por desnecessidade.
 Mangueiras 0 - Mangueiras em péssimo estado, degradadas ou, ausentes em locais necessários; 1 - Mangueiras  inteiriças, mas sem capacidade de suporte à pressão de trabalho; 2 - Mangueiras em bom estado, porém, mal acondicionadas ou em alojamentos impróprios; 3 - Mangueiras necessitando inspeção periódica; 4 - Mangueiras em perfeito estado ou ausentes por desnecessidade.
 Sinalização 0 - Sinalização ausente em locais de extrema necessidade; 1 - Sinalização ausente em locais necessários ou com avarias severas, necessitando manutenção corretiva; 2 - Sinalização presente, porém, com avarias leves, necessitando manutenção corretiva; 3 - Sinalização sem avarias, porém, necessitando manutenção corretiva leve; 4 - Sinalização adequada e em perfeito estado ou ausente em locais de desnecessidade.
Porta corta-fogo 0 - Porta corta-fogo ausente em locais de extrema necessidade ou em péssimo estado; 1 - Porta corta-fogo com funcionamento inadequado ou apresentando problemas em seu fechamento; 2 - Porta corta-fogo com avarias leves, necessitando manutenção corretiva; 3 - Porta corta-fogo sem avarias, porém, necessitando manutenção corretiva leve; 4 - Porta corta-fogo em perfeito estado e funcionando corretamente ou, ausente em locais de desnecessidade.
 Água (reserva/ combate) 0 - Sem reserva; 1 - Reserva muito abaixo do especificado em projeto, sem possibilidade de correção; 2 - Reserva abaixo do especificado em projeto e sem possibilidade de correção através da ampliação da capacidade de armazenamento; 3 - Reserva abaixo do especificado em projeto, porém, com possibilidade de correção através da ampliação da capacidade de armazenamento; 4 - Reserva dentro ou acima do especificado em projeto.
ACESSIBILIDADE  Rampas 0 - Rampas em péssimo estado, impedindo a passagem de cadeirantes ou, apresentando algum tipo de perigo aos transeuntes; 1 - Rampas em péssimo estado, porém, não impedindo a passagem de cadeirantes e não oferecendo riscos aos transeuntes; 2 - Rampas fora dos padrões das normas vigentes, porém, não impedindo o livre acesso aos transeuntes; 3 - Rampas necessitando pequenos reparos; 4 - Rampas em perfeito estado ou inexistente por desnecessidade.
Vagas para Deficientes Físicos 0 - Ausência de vagas; 1 - Vagas em números menores que os determinados em lei; 2 - Vagas em números corretos aos determinados em lei, porém, com demarcações deficientes ou falta de sinalização correta; 3 - Vagas em números corretos aos determinados em lei, necessitando repinturas. 4 - Presença de vagas em números condizentes com os determinados em lei e perfeitamente demarcadas.
Vagas para Idosos 0 - Ausência de vagas; 1 - Vagas em números menores que os determinados em lei; 2 - Vagas em números corretos aos determinados em lei, porém, com demarcações deficientes ou falta de sinalização correta; 3 - Vagas em números corretos aos determinados em lei, necessitando repinturas. 4 - Presença de vagas em números condizentes com os determinados em lei e perfeitamente demarcadas.
 W.C. para Deficientes 0 - Ausência de W.C.´s adaptados conforme disposição legal; 1 - Presença de W.C.´s adaptados, porém, em número menor que o disposto em lei e sem possibilidade de expansão; 2 - Presença de W.C.´s adaptados, porém, em número menor que o disposto em lei mas com possibilidade de construção ou necessitando de reparos que paralisem o seu funcionamento; 3 - W.C.´s necessitando de reparos que não paralisem o seu funcionamento; 4 - W.C.´s adaptados e em conformidade com dispositivo legal.
 Piso Tátil 0 - Ausência de piso tátil; 1 - Piso tátil em péssimo estado, necessitando reforma completa com substituição do mesmo; 2 - Piso tátil ruim, necessitando reforma com substituição parcial do mesmo; 3 - Piso tátil em bom estado, dentro do que determinam as normas, porém, necessitando pequena reforma; 4 - Piso tátil em perfeito estado e dentro do que determinas as normas.
Sinalização em Braile 0 - Ausência de sinalização em braile; 1 - Sinalização em braile em péssimo estado, necessitando total substituição da mesma; 2 - Sinalização ruim, necessitando substituição parcial da mesma; 3 - Sinalização em bom estado, necessitando intervenção técnica para ajustes às normas em vigor; 4 - Sinalização em perfeito estado e dentro do que determinam as normas.
ERGONOMIA Iluminação 1 - Iluminação inadequada à área do ambiente e instalada em local inadequado, causando desconforto visual; 2 - Iluminação inadequada à área do ambiente ou instalada em local inadequado, causando desconforto visual; 3 - Iluminação adequada à área do ambiente e instalada em local adequado, necessitando intervenção técnica para ajustes ao conforto visual; 4 - Ótimas condições de iluminação.
Conforto Térmico e Ventilação 1 - Ventilação natural ou sistema de ar-condicionado ausente; 2 - Ventilação natural ou sistema de ar-condicionado ineficiente ou sujo, apresentando grande desconforto térmico, baixa circulação de ar ou proliferação de fungos e bactérias; 3 - Ventilação natural ou sistema de ar-condicionado necessitando de intervenção técnica para pequenos ajustes com fulcro a atingir o nível de conforto térmico e ventilação exigidos em norma. 4 - Ventilação natural adequada ou com sistema de ar-condicionado em perfeito estado de limpeza e funcionamento.
Conforto Acústico 1 - Alto nível de ruído, ocasionando a perda auditiva, em longo prazo, ou impossibilitando a concentração; 2 - Nível de ruído elevado, ocasionando desconforto acústico ou dificuldade de concentração; 3 - Nível de ruído dificultando a concentração; 4 - Perfeito conforto acústico com ausência ou baixo nível de ruído. 
Higiene 1 - Ausência de áreas de serviços ou de depósitos para material de limpeza (DML) ou ausência de sanitários públicos ou privados; 2 -  Áreas de serviços ou de depósitos para material de limpeza (DML) em péssimo estado ou número de sanitários públicos ou privados, abaixo do necessário para o perfeito atendimento ao fluxo de usuários; 3 - Áreas de serviços e depósitos de material de limpeza em bom estado, porém, necessitando limpeza ou sanitários públicos ou privados entupidos, necessitando a intervenção de bombeiro hidráulico; 4 -  Áreas de serviços, depósitos de material de limpeza e sanitários públicos e privados em perfeito estado de limpeza e conservação.
Salubridade 1 - Ambientes com alta incidência de ácaros, mofos ou bactérias, decorrentes de umidades ou que apresentem materiais de acabamento alérgicos; 2 - Ambientes úmidos, porém, sem apresentação de ácaros, mofos ou bactérias ou com a presença de pequena quantidade de materiais alérgicos no acabamento;  3 - Ambientes com utilização de materiais antialérgicos no acabamento, porém, necessitando de manutenção; 4 - Salas em perfeito estado e com a utilização de matérias antialérgicos em seu acabamento.
SEGURANÇA CFTV 0 - Sem sistema de CFTV instalado ou sistema totalmente inoperante e sem possibilidade de conserto; 1 - Sistema de CFTV instalado, inoperante, porém, com possibilidade de conserto; 2 - Sistema instável ou funcionando precariamente, com necessidade de intervenção técnica urgente para troca de algumas peças; 3 - Sistema de CFTV em bom estado, em pleno funcionamento, precisando pequenos ajustes; 4 - Sistema de CFTV em perfeito estado e em pleno funcionamento ou ausente por desnecessidade.
Alarme 0 - Sem sistema de alarme instalado ou sistema totalmente inoperante e sem possibilidade de conserto; 1 - Sistema de alarme instalado, inoperante, porém, com possibilidade de conserto; 2 - Sistema instável ou funcionando precariamente, com necessidade de intervenção técnica urgente para troca de algumas peças; 3 - Sistema de alarme em bom estado, em pleno funcionamento, precisando pequenos ajustes; 4 - Sistema de alarme em perfeito estado e em pleno funcionamento ou ausente por desnecessidade.
Cerca Elétrica 0 - Sem cerca elétrica instalada ou sistema totalmente inoperante e sem possibilidade de conserto; 1 - Cerca elétrica instalada, inoperante, porém, com possibilidade de conserto; 2 - Sistema instável ou funcionando precariamente, com necessidade de intervenção técnica urgente para troca de algumas peças; 3 - Cerca elétrica em bom estado, em pleno funcionamento, precisando pequenos ajustes; 4 - Cerca elétrica em perfeito estado e em pleno funcionamento ou ausente por desnecessidade.
Muro ou Gradil 0 - Ausência de Muro ou Gradil em todo o perímetro externo; 1 - Muro ou Gradil em parte do perímetro externo; 2 - Muro ou Gradil em todo o perímetro, mas, necessitando de manutenção corretiva; 3 - Muro ou Gradil em todo o perímetro necessitando de manutenção preventiva; 4 - Muro ou Gradil em perfeito estado de conservação.
Grades em Portas e Janelas 0 - Ausência de grades em todas as portas e janelas; 1 - Grades em algumas portas ou janelas; 2 - Grades em todas as portas e janelas necessitando manutenção corretiva; 3 - Grades em todas as portas e janelas necessitando de manutenção preventiva; 4 - Grades em todas as portas e janelas em perfeito estado de conservação.
LAYOUT E AMBIENTE DOS FÓRUNS Funcionalidade por Setores[2] 0 - Inexistência de ambientes voltados aos setores de uma Unidade Jurisdicional; 1 - Inexistência de 50% dos setores de uma Unidade Jurisdicional; 2 - Inexistência de 30% dos setores de uma Unidade Jurisdicional; 3 - Inexistência de 10% dos setores de uma Unidade Jurisdicional; 4 - Existência completa dos setores de uma Unidade Jurisdicional.
[2] Setores de uma Unidade Jurisdicional: Secretaria-Atendimento, Secretaria- Execução de Atos, Secretaria - Arquivo, Assessoria, Conciliação, Instrução e Julgamento, Gabinete do Juiz. O Atendimento Geral somente entrará na setorização quando se tratar de um Fórum Integrado.  
Funcionalidade dos Espaços Articulados 0 - Quando o ambiente não se prestar aos serviços judiciais desenvolvidos; 1 - Quando o ambiente não se prestar aos serviços judiciais desenvolvidos em face do quadro de servidores ali existente e à disponibilização dos equipamentos e dos móveis; 2 - Quando o ambiente não se prestar aos serviços judiciais desenvolvidos em face da disponibilização dos equipamentos e dos móveis; exeqüível; 3 - Quando o ambiente não se prestar aos serviços judiciais desenvolvidos em face da disponibilização dos móveis; 4 - Quando o ambiente prestar-se ao pleno desenvolvimento dos serviços judiciais desenvolvidos, considerando o quadro de servidores ali existente e a disponibilização dos equipamentos e dos móveis;
Utilização de Imóveis Locados/Cedidos 0 - Quando há acima de 90% dos Imóveis onde se situam os Fóruns, locados ou cedidos; 1 - Quando há acima de 60% até 90% dos Imóveis onde se situam os Fóruns, locados ou cedidos; 2 - Quando há acima de 30% até 60% dos Imóveis onde se situam os Fóruns, locados ou cedidos; 3 - Quando há abaixo de 30% dos Imóveis onde se situam os Fóruns, locados ou cedidos; 4 - Quando não há quaisquer Imóveis onde se situam os Fóruns, locados ou cedidos;
Política de Descentralização dos Fóruns 0 - Fóruns Concentrados, que dificulte o atendimento à sociedade mais de perto, obstando o acesso a pé, por bicicleta, por transporte público e até com veículo automotor próprio; 1 - Fóruns Concentrados, que dificulte o atendimento à sociedade mais de perto, obstando o acesso a pé, por bicicleta e até por transporte público; 2 - Fóruns Concentrados, que dificulte o atendimento à sociedade mais de perto, obstando o acesso a pé, e até por bicicleta; 3 - Fóruns Concentrados, que dificulte o atendimento à sociedade mais de perto, assegurando ao menos o acesso o acesso a pé e por bicicleta; 4 - Fóruns Descentralizados, contribuindo para o acesso ao atendimento à sociedade mais de perto, inclusive às pessoas mais carentes de recursos financeiros.
Atendimento ao Cidadão 0 - Fóruns que não dispõem de ambiente para o atendimento da população; 1 - Fóruns que dispõem de atendimento à população, mas que não estão adequados ao crescimento demográfico, ao desenvolvimento econômico-social da região e à movimentação processual; 2 - Fóruns que dispõem de atendimento à população, mas que não estão adequados ao crescimento demográfico e ao desenvolvimento econômico-social da região; 3 - Fóruns que dispõem de atendimento à população, mas que não estão adequados ao crescimento demográfico; 4 - Fóruns que dispõem de atendimento à população, e que se encontra apto a suportar o crescimento demográfico, o desenvolvimento econômico-social da região e a movimentação processual.
Alteração da Organização Judiciária (Unidades, Servidores e Magistrados) 0 - Fóruns que não dispõem de mínima estrutura capaz de suportar o aumento físico das suas instalações decorrente do aumento do número de Unidades Jurisdicionais ou do Quadro de Servidores e de Magistrados; 1 - Fóruns que não dispõem de mínima estrutura capaz de suportar o aumento físico das suas instalações decorrente do aumento do número de Unidades Jurisdicionais e do Quadro de Servidores; 2 - Fóruns que não dispõem de mínima estrutura capaz de suportar o aumento físico das suas instalações decorrente do aumento do número de Unidades Jurisdicionais; 3 - Fóruns que dispõem de mínima estrutura capaz de suportar o aumento físico, a ponto de suportar o aumento físico das suas instalações decorrente do aumento do número de Unidades Jurisdicionais ou do Quadro de Servidores e Magistrados, mas comprometendo a adequada execução dos serviços judiciários; 4 - Fóruns construídos e plenamente capazes de de suportar o aumento físico das suas instalações decorrente do aumento do número de Unidades Jurisdicionais, do quadro de servidores e de magistrados;
Novas Tecnologias 0 - Instalações que impedem a incorporação de novas ferramentas tecnológicas; 1 - Instalações comprometidas com eficiência energética, informática e diretrizes de sustentabilidade; 2 - Instalações comprometidas com eficiência energética, informática; 3 - Instalações comprometidas com eficiência energética; 4 - Instalações adequadas à modificações provenientes de novas ferramentas tecnológicas (informática, eficiência energética, diretrizes de sustentabilidade, dentre outros).