histórico dos selos
histórico dos selos

Formatos de Arquivos

Última modificação em Quinta, 06 Fevereiro 2020 12:39

Nesta página você irá encontrar os principais formatos de arquivos disponibilizados no Portal do TJSE e os programas necessários para abri-los.

O que são Formatos de Arquivos?

O formato de arquivo é uma forma de identificar um programa ou arquivo, de maneira que o computador saiba como ler, interpretar e armazenar esse arquivo. Alguns formatos são quase universais, isto é, podem ser usados em vários ambientes e abertos com inúmeros programas, outros dependem de programas específicos para o seu uso.

Formatos de Aquivos utilizados no Portal do TJSE

PDF icone pdf

O PDF é um padrão desenvolvido pela empresa Adobe e tem como principal característica o fato de ele ser fechado, não permite mudanças no conteúdo apresentado. Isto torna o formato bastante desejado para documentos, redação, comunicados e outros textos que precisam manter-se íntegros. Por isso a maioria dos arquivos apresentados no Portal do TJSE são em formato pdf.

Programa necessário: Adobe Reader ou similar.

 

DOC e DOCX icone doc

O formato de arquivos DOC foi desenvolvido pela Microsoft e utilizado no Microsoft Word como padrão na gravação de arquivos textos. As versões mais recentes do Word incorporaram a extensão DOCX como evolução do DOC. Esse novo formato apresenta incompatibilidades com as versões anteriores, o que pode ser resolvido com uma atualização da versão do programa.

Programa necessário: Microsoft Word.

 

XLS e XLSX icone xls

O formato de arquivos XLS foi desenvolvido pela Microsoft e utilizado no Microsoft Excel como padrão para criar e editar planilhas. As versões mais recentes do Excel incorporaram a extensão XLSX como evolução do XLS. Esse novo formato apresenta incompatibilidades com as versões anteriores, o que pode ser resolvido com uma atualização da versão do programa.

Programa necessário: Microsoft Excel.

 

HTML

Um documento HTML é um arquivo de texto contendo tags de marcação que informam ao navegador como exibir a página. Um arquivo HTML tem de ter a extensão .htm ou .html e pode ser criado com um editor de texto ou com um editor HTML. Esse formato é exibido diretamente no Navegador de Internet, não necessitando de nenhum outro programa.

Programa necessário: Nenhum.